segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os nomes usados neste livro

COMISSÁRIAS DE VOO & suas histórias de vida

Os nomes usados neste livro – Ella, Susy, Ana, Frey, Fernanda, Juju, Veronique, Bibiana, Olga, Nina, Mara, Vera, Anita, Isabela, Emília, Aoi, Michiko, Helen, Lila – são todos pseudônimos.
As entrevistas foram realizadas em diferentes lugares. Na residência da própria Comissária, com agendamento anterior; em hotéis de pernoite em outras cidades, principalmente no estrangeiro, aproveitando o fato de fazermos parte da mesma tripulação; no Centro de Treinamento de Comissários da Varig (RJ), aproveitando a oportunidade, em dias de Cursos; e até em aeroporto, com encontro antecipadamente marcado.
Ao iniciar a entrevista, solicitei que a entrevistada contasse sua história de vida abordando aquilo que considerasse mais significativo. Vez ou outra, eu as interrompia para fazer alguma pergunta mais direta, relacionada com a profissão. Mas, de modo geral, elas ficaram à vontade para buscar na memória o que era mais importante em suas vivências e lembranças. Depois ordenei os relatos procurando seguir a cronologia da vida da entrevistada e trabalhei no texto procurando manter a maneira singular de cada uma se expressar. Espero, portanto, que cada uma se reconheça e goste do modo como a “sua história” foi publicada. Só assim me sentirei recompensada e satisfeita com o trabalho realizado.
Da página 131 até a página 342, o leitor vai conhecer as histórias verdadeiras e emocionantes dessas mulheres que trabalharam como Comissárias de Voo em uma época em que esse trabalho se revestia de glamour e representava uma ruptura dos padrões convencionais do papel reservado à mulher na sociedade. Elas não foram as pioneiras no voo, pois muitas outras, cujas histórias desconhecemos, já tinham cruzado os céus e batizado o espaço que depois nos acolheu. Mas elas conheceram uma aviação e um estilo de vida que já não existe mais, assim como não existem mais as empresas aéreas para as quais trabalharam.
Cada uma dessas mulheres apresenta, nas páginas seguintes, o seu LADO HUMANO e acrescenta sua própria cor neste amplo painel que ilustra o trabalho e a vida das Comissárias de Voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!